Batismo - Index

Batismo

Sacramentos
O QUE É O BATISMO?
Batismo é o Sacramento de entrada na comunidade cristã. É a semente da vida em comunidade. Como toda semente, o Batismo deve ser cuidado, adubado, regado, para que cresça e produza frutos. O Sacramento do Batismo não tem poder mágico "jogou água na cabeça e já é cristão". O Batismo vai se realizando por toda vida. A vida inteira a gente vai se fazendo cristão. Daí a importância do testemunho da família, dos padrinhos, da comunidade cristã, que juntos, devem respirar cristianismo e tornarem-se uma escola de fé e fraternidade. Portanto, pais e padrinhos, ao pedirem o Batismo para a criança, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa de seu filho ou afilhado.
Atenção!

O BATISMO DEVERÁ SER MARCADO NA SECRETARIA PAROQUIAL NO MÊS ANTERIOR AO SACRAMENTO
ENCONTROS DE PREPARAÇÃO AO SACRAMENTO DO BATISMO NESTA PARÓQUIA
  • Não temos ainda nenhuma previsão de marcação para o ano de 2021. Informações provavelmente em fevereiro;

• Atenção: Não batizamos na Quaresma.
DOCUMENTAÇÃO
LOCAL: SECRETARIA PAROQUIAL (3ª à 6ª feira das 08:00h às 13:00 e das 14:30 às 18:00h e Sábado de 8:00h às 12:00h)
DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS NO ATO DA MARCAÇÃO, SOMENTE PARA O REGISTRO CORRETO DAS INFORMAÇÕES NO LIVRO DE BATISMO.

CRIANÇA:
  • Certidão de nascimento da criança;

PAIS:
  • Comprovante de residência e nome da Igreja que foram batizados e o local; (Não é necessário cópia)

Padrinhos (Deverão ser maiores de 16 anos)
  • Se Solteiros: Certidão de Nascimento (Não é necessário cópia)
  • Se Casados: Certidão de Casamento Civil e Religioso (Não é necessário cópia)
 E informar o nome da Igreja onde foram Batizados e o local

OBS.: OS PADRINHOS ESCOLHIDOS PARA O BATISMO DEVEM SER CATÓLICOS, DE VIDA CRISTÃ E SITUAÇÃO MATRIMONIAL REGULAR PERANTE A IGREJA (SE CASADOS)
  • NÃO PODEM SER DIVORCIADOS E NÃO PODEM SER CASADOS SOMENTE NO CIVIL!
OBS: Batismo para crianças até os 6 anos de idade. Aquelas de 7 anos em diante deverão freqüentar o Catecismo
O batismo deverá ser marcado somente pelo pai ou a mãe da criança

Qualquer esclarecimento deverão procurar o Pároco.