Casamento - Index

Casamento

Sacramentos
O QUE É O CASAMENTO?
A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, ordenada ao bem dos cônjuges e à geração e educação dos filhos, foi elevada, entre os que são batizados, à dignidade de sacramento, por Cristo Senhor.

Diz Jesus em Mt 19,6: "De modo que já não são dois, mas uma só carne". Isso mostra uma unidade profunda de duas vidas, confirmadas pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogável.

O sacramento do Matrimônio é simbolo da união de Cristo com a Igreja. Por isso é indissolúvel.
1º) RESERVA DA DATA:
A data do Casamento poderá ser reservada PELO MENOS 06 MESES ANTES no horário de atendimento paroquial (3ª à 6ª das 08:00h às 13:00 e das 14:30h às 18:00h e aos sábados das 08:00h às 12:00h).

Obs.: A Igreja oferece os seguintes horários: 6ª feira às 19:00h e 20:00h

Sábado às 10:00h ou 11:00h; 18:00h; 19:00h e 20:00h
QUADRO DE MARCAÇÃO DE CASAMENTO PARA 2022:
Fevereiro a Junho de 2022
Marcar a partir de: 15 de julho de 2021

Julho a Dezenbro de 2022
Marcar a partir de: 11 de Novembro de 2021

Obs.: Não celebramos casamento nos meses de: JANEIRO E AGOSTO
2º) ENTREVISTA COM O PÁROCO:
Após RESERVAR a data, a secretária paroquial agendará uma entrevista com o Pároco 05 meses antes do casamento, onde A DATA PODERÁ SER CONFIRMADA OU NÃO. OBS.: Pedimos, portanto que os noivos só confeccionem os convites após confirmar a data com o Padre.

É necessário que no ato da entrevista os noivos estejam munidos dos seguintes documentos:

Certidão de Batismo atualizada (os noivos devem comparecer a Paróquia em que foram batizados, para requerer uma certidão de batismo atualizada). Deverá ser assinada somente pelo Pároco ou o Vigário e deve constar na mesma o nº. do livro, das folhas e do registro. Atenção: A validade da mesma (para fins matrimoniais) é somente de 06 meses.

Cópia do comprovante de residência de ambos atualizado (até 3 meses) no nome dos noivos ou dos pais;

Cópia da Identidade (de ambos);

Cópia da Identidade dos pais, quando menor de 18 anos;

Cópia da Certidão de Óbito, quando se trata de nubente viúvo;

Cópia da identidade das testemunhas (Duas pessoas maiores de 18 anos que assinarão no dia do Casamento e seus nomes constarão na Certidão).

ATENÇÃO: O NÃO COMPARECIMENTO DO CASAL NO DIA AGENDADO PARA ENTREVISTA COM O PADRE SEM JUSTIFICATIVA, SUPÕE O CANCELAMENTO DA DATA DO CASAMENTO!
3º) VALOR DO CASAMENTO RELIGIOSO:
02 salários mínimos (vigentes na época) O pagamento deverá ser feito uma semana antes do casamento.

Incluídos neste valor:

Celebração do Casamento

Processo Religioso

Músicas

Ornamentação (Altar e Corredor)

Iluminação

Lembrança do Casamento Religioso

Serviço de cerimonialista

Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial

OBS: Não é permitido nenhum serviço extra de cerimonial já que a Igreja dispõe do mesmo.

Na Celebração não é permitida “dama surpresa” e jogar “pétalas de rosas”.

Uma semana antes do casamento, os noivos devem comparecer à secretaria ou telefonar para saber se a documentação está correta para a celebração e pagar a devida taxa.

Em época de reforma não retiraremos os andaimes para celebração dos casamentos.
4º) PROCESSO CIVIL:
Após a entrevista com o Padre (a ser marcada pela secretária), os noivos deverão comparecer ao cartório e dar entrada no processo civil.

Lembramos que o Casamento Civil deverá ser realizado antes do Casamento Religioso ou junto (ato unificado) se assim ficar acordado com o cartório.

ATENÇÃO:

Em nenhuma hipótese, celebramos o Casamento Religioso antes do Casamento Civil.
TRANSFERÊNCIAS:
(Noivo ou noiva que reside em uma outra Paróquia e desejam casar-se nesta)

Deverão reservar a data normalmente AO MENOS 06 meses antes;

Será marcada uma conversa com o Padre desta Paróquia 05 meses antes do Casamento para que ele possa conhecer o casal e confirmar a data;

Montar todo o Processo Religioso na Paróquia mais próxima a residência (do noivo ou da noiva) cumprindo todas as exigências canônicas e, após a conclusão do mesmo entregar nesta Paróquia ao menos 15 dias antes do Casamento;

O casamento civil deverá ser realizado antes do Religioso. Deverão portanto apresentar a cópia da certidão para ser anexada ao Processo;

Poderão ou não fazer o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial nesta. Ficará a critério do Padre que tratará o Processo.

Verificar o quadro de datas do Encontro de Noivos e agendar com antecedência na secretaria paróquia. (Ver com a secretária quando poderá agendar a data).
Maiores informações poderão ser obtidas diretamente na secretaria paroquial (21 2413-4837).
FOTOS DA ORNAMENTAÇÃO PARA CASAMENTO

Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal