N. Sra. das Dores - Index

Ir para o conteúdo

Menu principal:

N. Sra. das Dores

Comunidades > Capelania
ORAÇÃO À MÃE DA HUMANIDADE:
Santa Maria, nossa Mãe e Senhora, nós nos dedicamos a ti, para servir mais generosamente o Senhor, os irmãos e irmãs. Serva fiel e Mãe da humanidade, tu acolheste a Palavra de Deus e compartilhaste da missão do teu Filho, sustentaste a fé dos discípulos e invocaste o Espírito sobre a Igreja. Sê tu a nossa imagem condutora. Ajuda-nos Mãe, a estar contigo junto às cruzes de tantos irmãos e irmãs onde Jesus, teu Filho, é hoje crucificado. Abertos/as ao dom do Espírito faz que transformemos nossa vida em oblação de amor redentor. Acolhe Senhora, a nossa oração o humilde serviço e a generosa reparação. Todos os homens e mulheres te chamam de Mãe e, vencidas as barreiras do mal, a toda criatura seja dado atingir Cristo no Reino, onde tu já vives gloriosa. Amém. 
HISTÓRICO:
É importante rever o projeto de Deus sobre cada pessoa e sobre as obras que Ele inspira fazer. 
No mês de setembro de 1952, a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras iniciou a comunidade de formação das noviças. Algumas irmãs da Congregação já trabalhavam, neste local, na assistência para as crianças da Legião Brasileira (LBA). 
Esta comunidade do Noviciado, desde o início, teve o privilégio da Missa celebrada, cotidianamente, pelos religiosos dos Sagrados Corações da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Aos domingos, as crianças, da LBA também participavam. A vizinhança, na época, não era numerosa e, aos poucos, começou a participar da Celebração Eucarística na casa das irmãs. 
Com o passar do tempo, a pequena capela não era suficiente para acolher as pessoas. Então, as irmãs responsáveis pela Congregação decidiram construir a capela atual, a fim de continuar acolhendo as pessoas para a celebração da Missa. Além disso, a comunidade local das irmãs organizou melhor as visitas às famílias, a catequese para crianças e pessoas adultas. 
A Capela atual foi consagrada pelo Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto e dedicada a Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de agosto de 1964, Festa da Assunção. 
A casa das irmãs serviu para formação inicial das religiosas e experiência apostólica das noviças até o ano de 1989, quando o Noviciado foi transferido para Belo Horizonte. A partir desse ano, o ambiente foi transformado numa casa de retiros, encontros e, com a colaboração de diversos agentes de pastoral, continua-se a missão: na Catequese, Círculos Bíblicos, Associação Nossa Senhora das Dores e Obras sociais. 
Nessa missão, queremos continuar aprendendo de Maria, a discípula fiel de seu Filho, a "fazer tudo o que Ele nos disser" (Jo 2, 5). 
PASTORAIS E MOVIMENTOS:
Pastoral de Iniciação Cristã de Adultos
Pastoral de Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes
Pastoral de Liturgia
Círculo Bíblico
Equipe de Coroinhas
Grupo de pais e mães da Catequese
Obras sociais
Associação Nossa Senhora das Dores 
ENDEREÇO:
Rua Olinda Ellis, 433 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ (situado em frente ao Centro Esportivo Miécimo da Silva)
MISSA:
Domingo, às 08:00h
FOTOS:
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal